quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jornalista por paixão...e opção!!


Crédito: Arquivo pessoal
Nascido em Ilicínea, uma pacata cidadezinha no sul de Minas Gerais, (daquelas que ainda se é possível sentar na pracinha da Igreja, para curtir um final de tarde jogando conversa fora, sem pressa e sem se preocupar com a hora do rush, com o horário do ônibus ou com os perigos da volta pra casa), Vitor Eugênio, funcionário dos Correios da cidade, é conhecido em cada esquina por onde passa.
Mas, não é porque ele é o dono da padaria da praça, ou daquela fazenda mais bonita da região, nem muito menos porque é padre ou prefeito. Vítor Eugênio é o jornalista de Ilicínea!
Há cerca de dois anos, Vitor criou um blog “Ilicínea Agência Congonhas de Notícias” (o nome se refere a antiga denominação dada para a cidade, que no passado, era chamada Congonhas), e desde então divulga TUDO que acontece na cidade.
Mesmo aqueles dias comuns, típicos de uma cidade do interior com pouco mais de 10.000 habitantes, o jornalista sempre encontra algo para noticiar e transforma uma apuração simples em uma matéria elaborada, daquelas que dá gosto a qualquer colega jornalista!

Abaixo você confere uma entrevista do jornalista ilicinense cedida ao blog Mídia Colaborativa:

1)Quando surgiu o interesse em escrever matérias e publicá-las em um blog? Sempre teve facilidade em escrever? 
Há anos venho escrevendo. Tenho interesse em lançar um livro com o dia a dia de Ilicinea. Meu sonho de adolescente era ser jornalista talvez seja esta a facilidade em escrever.

2)O blog existe há quanto tempo?
Surgiu em 02 de novembro de 2009 para divulgar o futebol em Ilicínea que eu participei como um dos organizadores. Assim que acabou o Campeonato Municipal de Futebol, passei a escrever no blog os fatos que acontecem em Ilicinea sempre visando a informação cultural com a intenção de fazer a memória da cidade que outrora não fizeram.

3)De quanto em quanto tempo você atualiza o blog?
Pelo menos uma vez por semana. 

4)Como busca as pautas e os assuntos para colocar no blog?
 Já tenho mais ou menos uma programação de acordo com o dia ou mês. Os acontecimentos do dia a dia, sugestões ou convites para eventos são fundamentais para que eu possa abordar os temas. As notícias são redigidas baseadas em fatos reais, documentos e  minha participação no acontecimento. Na maioria absoluta das matérias que escrevo eu estou envolvido com elas.

5)Você divulga o seu blog para as pessoas?Como?
 Divulgo sim, no orkut, no facebook,  através de emails, em bate papos com amigos  ou até mesmo quando estou colhendo informações para uma matéria. 

6)O que os moradores de Ilicínea acham da sua iniciativa? Comentam com você?
Os moradores de Ilicinea elogiam muito, mas recebo muitos emails dos Ilicinenses ausentes que acompanham as notícias e sempre ficam atualizados. A Casa da Cultura de Ilicinea passou a utilizar meus artigos como fonte de informações e pesquisas, tendo em vista que apresento novidades que ainda não foram registradas nos arquivos da mesma. 

7)Qual o segredo de se transformar tudo que acontece em Ilicínea em notícia?
Acredito que o segredo é a dedicação e o prazer de escrever, ai tudo acontece  de forma natural. Estou sempre atento às coincidências e a cada passo que dou ao ver um novidade ou algo que disperta minha atenção em pouco tempo transformo em notícia. 

8)Já pensou em fazer um jornal impresso em Ilicínea?
Já pensei sim, porém sei que o jornal impresso demanda um tempo maior. As matérias escrevo à noite ou fim de semana e as pesquisas podem ser demoradas. Trabalho nos Correios e falta tempo para dedicar a este empreendimento que considero mais grandioso.

 Agora que você conferiu a entrevista, não deixe de visitar o blog do Vitor (http://www.vitoreugenio23.blogspot.com) e deixar seu comentário!

Um comentário: